15fe2306-1f97-481b-8b36-ee416c824bac

Servidores de Santos encerram greve e prefeitura confirma que vai descontar salários

Os servidores públicos de Santos, no litoral de São Paulo, decidiram, na noite desta quarta-feira (19), encerrar a greve na cidade. A medida foi tomada após uma reunião de conciliação fracassada e depois da administração municipal informar que vai realizar o desconto de um terço dos dias não trabalhados no pagamento dos funcionários.

“A greve acabou, mas a luta continua. Outras formas de luta virão”, informou a tesoureira do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindserv), Teresa Cristina Borges de Campos. Uma assembleia foi realizada com a categoria no Sindicato dos Metalúrgicos, no bairro Vila Mathias.

Na ocasião, os servidores foram informados sobre a decisão da prefeitura, de descontar os salários. O informe foi enviado ao Sindserv. Segundo a prefeitura, não haverá penalidade dos benefícios, como licença prêmio, contagem de tempo para remoção, avaliação de desempenho e avaliação de estágio probatório.

A administração municipal afirmou, por meio de nota, que a decisão foi tomada com base no Recurso Extraordinário 693456, do Supremo Tribunal Federal (STF). O desconto já será feito no pagamento dos servidores provisionados para a próxima terça-feira (25). Um eventual acordo não foi informado.

“Nós recebemos o ofício e é claro que não concordamos. Nós queríamos que houvesse diálogo, o que não aconteceu”, disse a tesoureira do Sindserv. A decisão acontece um dia depois de uma reunião de conciliação fracassada, ocorrida no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), na Capital.

Como não houve entendimento, o processo segue para o Órgão Especial do TJ. O prazo para uma nova apreciação do processo ainda não foi divulgado. Entre as demandas, estava a de não desconto de salários, assim como o reajuste salarial com base na inflação e no aumento do IPTU da cidade.

“A prefeitura foi irredutível e, por isso, não houve conciliação”, afirmou Teresa. O Sindserv não informou quais medidas serão tomadas a partir de agora para poder continuar a luta da categoria.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/servidores-de-santos-encerram-greve-e-prefeitura-confirma-que-vai-descontar-salarios.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *