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Enem com redação e exatas separadas ajudou candidatos; professores analisam pontos positivos e negativos

Separar a prova de redação e a prova de matemática foi a maior vantagem da nova ordem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por outro lado, segundo professores de nove cursinhos ouvidos pelo G1, o segundo dia de provas carregado de exatas e biológicas pode ter sobrecarregado os candidatos de cálculos – e até feito os estudantes de escola pública chegarem desmotivados neste domingo (12), ou até desistirem antes da hora.

A partir deste ano, o Enem adotou nova configuração: em vez de provas em dois dias consecutivos (um sábado e um domingo), elas acontecem em dois domingos, com uma semana de separação.

Além disso, a ordem das provas mudou. O primeiro dia virou “100% humanas”, com cinco horas e meia para os candidatos resolverem 45 questões de linguagens (português, língua estrangeira, artes e educação física), 45 de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e redigirem uma redação. Já o segundo dia teve apenas disciplinas de exatas e biológicas: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza (física, química e biologia).

Veja abaixo as vantagens e desvantagens, de acordo com os seguintes professores:

  • Curso Anglo, São Paulo: Paulo Moraes (diretor de ensino)
  • Sistema Ari de Sá (SAS), Fortaleza: Ademar Celedônio (diretor de Ensino e Inovações Educacionais e de Ensino Educacional) e Thiago Pacífico (professor de matemática)
  • Sistema COC de Ensino, Ribeirão Preto (SP): Leonardo Nunes (professor de matemática)
  • Colégio e Vestibular de A a Z, Rio de Janeiro: Naun Faul (diretor de Ensino)
  • Curso Etapa, São Paulo: Edmilson Motta (coordenador geral)
  • Curso e Colégio Objetivo, São Paulo: Elisa Massaranduba (coordenadora pedagógica)
  • Curso e Colégio Oficina do Estudante, Campinas (SP): Celio Tasinafo (coordenador pedagógico)
  • Curso Poliedro, São Paulo: Vinicius de Carvalho Haidar (coordenador)

Vantagens

Redação e matemática separadas

Elisa Massaranduba, coordenadora pedagógica do Objetivo, diz que os professores do cursinho preferem o novo formato e são favoráveis à manutenção dele nos próximos anos. “Acredito que tenha funcionado. Os professores gostam dessa ordem, acham melhor. É bom que tudo que exija cálculo esteja junto. Não sei como foi para os alunos. Como é uma prova muito longa, inclusive com 45 testes de matemática, muitas vezes é difícil para eles fazerem dentro do tempo estipulado, porque quase todos exigem cálculo em matemática, física, e até química”, disse ela.

O principal motivo, segundo ela é ter mais tempo para a prova de redação.

“Eles têm que ter tempo para a redação. Antes, quando tinha matemática junto, eles não tinham tempo para fazer a redação. Agora têm tempo de fazer o rascunho, passar a limpo.” – Elisa Massaranduba (Objetivo)

Thiago Pacífico, professor de matemática do SAS Plataforma de Educação, disse que separar exatas da redação é positivo porque os alunos costumavam priorizar a redação e deixavam as 45 questões de matemática para o final. “Neste novo formato, o aluno pode se dedicar mais aos cálculos”, explicou.

Leonardo Nunes, do COC, concorda. Ele lembra que, no formato anterior, “a prioridade era redação, depois [o candidato] pegava aqueles textos longos [de linguagens] e, quando chegava na hora dos cálculos, começavam os chutes.”

Para Naun Faul, diretor de Ensino do Colégio e Vestibular de A a Z, “a maior vantagem foi a redação ter ido para o primeiro dia. Assim, o aluno pode se concentrar mais naquela prova que tem um maior peso no primeiro dia”. Ele diz, ainda, que a concentração de cálculos no segundo dia do Enem não fez com que as questões ficassem menos exigentes do que nos anos anteriores.

“O segundo dia continuou com nível de dificuldade elevado, com enunciados longos e interdisciplinaridade nas questões. Acho que ficou mais interessante para os alunos que têm afinidade com determinada área de conhecimento.” – Naun Faul (de A a Z)

Para Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo, a novidade foi benéfica ao estudante. “Percebemos que a distribuição das provas como aconteceu neste ano favoreceu o estudante, sim. A alternância entre linguagens e redação com humanas, e ciências da natureza com matemática, deixou a prova mais fluida para o estudante.”

Descanso entre os dias de prova

Para Celio Tasinafo, da Oficina do Estudante, “o maior benefício desse modelo é a semana ente a primeira e a segunda prova, acabando com a canseira dos dias seguidos”. Ele diz que os professores do cursinho aprovaram a nova ordem das provas.

O principal motivo, segundo ela é ter mais tempo para a prova de redação.

“Eles têm que ter tempo para a redação. Antes, quando tinha matemática junto, eles não tinham tempo para fazer a redação. Agora têm tempo de fazer o rascunho, passar a limpo.” – Elisa Massaranduba (Objetivo)

Thiago Pacífico, professor de matemática do SAS Plataforma de Educação, disse que separar exatas da redação é positivo porque os alunos costumavam priorizar a redação e deixavam as 45 questões de matemática para o final. “Neste novo formato, o aluno pode se dedicar mais aos cálculos”, explicou.

Leonardo Nunes, do COC, concorda. Ele lembra que, no formato anterior, “a prioridade era redação, depois [o candidato] pegava aqueles textos longos [de linguagens] e, quando chegava na hora dos cálculos, começavam os chutes.”

Para Naun Faul, diretor de Ensino do Colégio e Vestibular de A a Z, “a maior vantagem foi a redação ter ido para o primeiro dia. Assim, o aluno pode se concentrar mais naquela prova que tem um maior peso no primeiro dia”. Ele diz, ainda, que a concentração de cálculos no segundo dia do Enem não fez com que as questões ficassem menos exigentes do que nos anos anteriores.

“O segundo dia continuou com nível de dificuldade elevado, com enunciados longos e interdisciplinaridade nas questões. Acho que ficou mais interessante para os alunos que têm afinidade com determinada área de conhecimento.” – Naun Faul (de A a Z)

Para Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo, a novidade foi benéfica ao estudante. “Percebemos que a distribuição das provas como aconteceu neste ano favoreceu o estudante, sim. A alternância entre linguagens e redação com humanas, e ciências da natureza com matemática, deixou a prova mais fluida para o estudante.”

Descanso entre os dias de prova

Para Celio Tasinafo, da Oficina do Estudante, “o maior benefício desse modelo é a semana ente a primeira e a segunda prova, acabando com a canseira dos dias seguidos”. Ele diz que os professores do cursinho aprovaram a nova ordem das provas.

Fonte original: https://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/enem-com-redacao-e-exatas-separadas-ajudou-candidatos-professores-analisam-pontos-positivos-e-negativos.ghtml

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