mu

Municípios do Sertão de Alagoas vão receber serviços gratuitos por meio do ‘Governo Presente’

Oito municípios do Alto Sertão de Alagoas vão receber várias ações na oitava edição do Governo Presente que pretende beneficiar mais de 35 mil pessoas. O evento irá acontecer do dia 23 ao dia 25 deste mês.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), em um café da manhã para a imprensa no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió.

Os municípios que vão receber serviços nas áreas de saúde, assistência social, cultura, educação, inclusão social e financeira são Piranhas, Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi e Olho D’água do Casado.

“Durante o Governo Presente vamos inaugurar escolas, entregar estradas e visitar várias obras. Vamos ter muitas ações na agricultura induzindo a produção do ribeirinho do canal do Sertão, concedendo crédito, além de uma série de ações de abastecimento de água, como em Inhapi “, disse Renan Filho.

A abertura cultural do evento acontece na quarta (22) no centro histórico da cidade de Piranhas às 20h. Na quinta (23) é realizada a abertura oficial às 8h também em Piranhas.

Durante a abertura do Governo Presente serão entregues cadeiras de rodas, viaturas da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), além da doação de ambulâncias e ordem de serviço do Programa Pró-Estrada.

Na quinta também vai acontecer a entrega de tanques de leite, kits irrigação, cisternas de segunda água, máquina plantadeira e a assinatura de ordem de serviço das cisternas de primeira água, no Povoado de Piau, em Piranhas.

Já no município de Delmiro Gouveia na sexta (24) serão anunciados R$ 4 milhões em recursos para a assinatura do convênio para a construção do matadouro.

No sábado (25) será assinada a ordem de serviço das elevatórias do Alto Sertão em Canapi e do sistema de abastecimento de água em Inhapi. Nesse dia também acontece a entrega de 26 quilômetros do trecho da AL-145, em Mata Grande.

Programa de segurança deve aproximar polícia da população

Durante o lançamento do Governo Presente, Renan Filho anunciou o programa “Ronda no bairros”, que pretende aproximar a polícia da população. Segundo o governador, Nova York já implantou um projeto parecido, assim como outros estados do país.

O programa consiste em três policiais que vão abordar a população. Um deles irá filmar toda a ação para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão.

“Nós aqui em Alagoas desde que assumimos estamos mudando muito a concepção de segurança pública. O programa vai ampliar o efetivo policial, não andando em veículos, mas a pé, andando do lado do cidadão. Não é uma polícia que afasta, e sim aproxima. Tem na sua relação com a sociedade o principal instrumento para a segurança”, disse.

Ainda segundo o governador, os policiais vão dialogar com toda a população, donos de restaurantes, ambulantes e estudantes de maneira que levará mais segurança. O programa começará a ser implantado no centro da cidade e depois em outros bairros. A data de lançamento não foi divulgada.

Finanças do Estado

Renan Filho aproveitou o evento para falar sobre a diminuição da dívida de Alagoas com a União, que foi renegociada de 11,5% para 6%.

“Nas finanças públicas, este ano foi um divisor de águas para Alagoas. Nós agora conseguimos renegociar a dívida com um trabalho muito importante da nossa bancada federal em Brasília, especialmente do governador Renan, que presidiu o congresso nacional. Aquilo foi um marco na solidez fiscal e na capacidade de investimento do Estado. Hoje pagamos 6% da receita corrente líquida com a dívida. Isso abriu para o investimento”, explica.

Fonte original: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/municipios-do-sertao-de-alagoas-vao-receber-servicos-gratuitos-por-meio-do-governo-presente.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *