Funcionários farão nova manifestação artística na escadaria do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

As Associações dos Corpos Artísticos do Teatro Municipal decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira, que será realizada no dia 18, às 17h, uma manifestação artística na escadaria do Teatro Municipal. Até esta data, os artistas apresentam trechos de espetáculos pelas ruas do Rio. A ideia é convocar a população para o ato de segunda-feira, cuja proposta é chamar atenção para a falta de pagamento dos funcionários.

Segundo os servidores, há salários atrasados, além do 13º relativo ao ano passado. Segundo a previsão do governo, o deste ano deverá ser pago até o dia 20. Durante a assembleia, houve críticas ao atual secretário estadual de Cultura e presidente da Fundação Theatro Muncipal, Leandro Sampaio Monteiro. Funcionários afirmam que ele não apareceu na instituição desde que assumiu o cargo, há quatro semanas.

Segundo alguns servidores, Monteiro proibiu os funcionários de realizarem uma ocupação artística no foyer do teatro, que começaria nesta terça e seguiria até o dia 18. E teria, ainda, proibido a realização da assembleia desta terça no local. Por conta disso, o encontro teria acontecido na Escola de Música da UFRJ, na Lapa. O secretário nega.

— Inclusive sou a favor deste tipo de ocupação — afirmou Monteiro.

A programação serviria para arrecadar doações de alimentos para a campanha SOS Teatro Municipal.

Os servidores também acreditam que haja uma confusão em relação ao comando do teatro, uma vez que o poder, atualmente nas mãos de Monteiro, seria dividido entre o atual chefe de gabinete, Moisés Júlio Bormac, o vice-presidente do teatro, Ciro Pereira da Silva, e o ex-secretário de Cultura, André Lazaroni, que ainda exerceria influência na instituição.

Fonte original: https://m.oglobo.globo.com/cultura/funcionarios-farao-nova-manifestacao-artistica-na-escadaria-do-teatro-municipal-22182360x73618904_SCRio-de-JaneiroRJ12122017Assembleia-de-Artistas-e-musicos-do-Teatro-Munici.jpg.pagespeed.ic.CQ_0YWc9aGI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *