Créditos: Reprodução. Cartão Bolsa Família.

CGU identifica indícios de fraude em 346 mil cadastros do Bolsa Família

A Controladoria Geral da União (CGU) identificou indícios de fraude no Bolsa Família, programa do governo federal. São quase 346 mil cadastros com prenúncio de golpe, com um prejuízo de R$ 1,3 bilhões. O número é equivalente a 2,5% dos beneficiados pelo projeto e representa 2,5 milhões de famílias com cadastros inconsistentes que recebiam o benefício.

os).
Segundo o professor de ciência política da Universidade de Brasília, Aninho Irachande, as fraudes acontecem na hora da criação do banco de dados de beneficiários do Bolsa Família. “As fraudes acontecem nesse processo. A partir de listas produzidas pelos municípios”, critica.
Ele também explica que essas fraudes já são esperadas em projetos como o Bolsa Família. Como o projeto é de âmbito nacional com a formação da base de dados dos beneficiados realizada pelos municípios, o Governo Federal fica incapaz de regular todo o processo. “Regimentar pessoas para o cadastro da bolsa não é responsabilidade da Governo Federal, mas sim dos municípios. As fraudes acontecem nesse processo”, reforça.
Outro ponto fortemente defendido por Irachande é que invalidar ou desqualificar o programa Bolsa Família por meio de fraudes como justificativa é uma demonstração de que o problema é a regulação do projeto e não a sua essência. Além disso, o professor faz um alerta para discursos políticos que possam usar essas fraudes como forma de abalar o programa social. “É lógico que, em um debate politizado sobre os programas sociais, podemos interpretar uma vez de uma forma, outras vezes de outra forma”, afirma.
Por fim, o especialista explica que essas fraudes podem prejudicar as famílias beneficiadas pelo programa que estão com o cadastro adequado. Segundo ele, em outros momentos, redução de repasses foram justificadas por fraudes como estas.
Fonte original: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/01/04/internas_economia,651440/a-cgu-identificou-indicios-de-fraude-no-bolsa-familia.shtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *