muni

Divulgada lista dos finalistas do Prêmio Municiência; votação aberta

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, na tarde desta quarta-feira, 21 de março, a lista das iniciativas selecionadas para a votação nacional online do Prêmio Municiência 2017/2018. A escolha das boas práticas vencedoras será feita no hotsite do Municiência entre os dias 21 de março e 27 de abril. A previsão é de que as cinco iniciativas premiadas sejam reconhecidas durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios entre os dias 21 e 24 de maio.

Concorrem ao prêmio os Municípios gaúchos de Santa Clara do Sul com o Programa Santa Clara tem Valor; e de Rio Grande com o Projeto Arte na Parada e de Venâncio Aires com o Serviço de Atendimento ao Cidadão – Aplicativo Fiscale. Também na região Sul são postulantes as cidades paranaenses de Apucarana com o Programa Terra Forte, Cascavel com o Programa de Piscicultura do Município de Cascavel e Ponta Grossa pelo Programa Feira Verde. O Estado de Santa Catarina será representado pelo Consórcio de Ibererê com o Projeto de recuperação e preservação das matas ciliares no oeste de Santa Catarina na região das bacias hidrográficas dos rios Chapecó/Irani.

O sudeste tem como candidatos finalistas as cidades de Santa Cruz da Esperança, em São Paulo, com o Projeto Moeda Verde – Cidade Limpa; Bom Despacho, em Minas Gerais, com a ação Social Itinerante; e Itabira, também em Minas, com a iniciativa ItabiraHUB – Coworking Público. Representam a região Nordeste os Municípios São Bento do Una, em Pernambuco, com o Programa Estou Presente Professor; a cidade de Gurjão, na Paraíba, com o Programa de Protagonismo Juvenil – PPJ; e Teresina, no Piauí, com a Tecnologia Digital na Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina (PDOT) e do Plano Plurianual (PPA). Por fim, pela região Norte estão na lista as cidades paraenses de Barcarena com o projeto denominado Em Busca de Marias e Abaetetuba com o Sistema Alternativo de Tratamento de Agua para Consumo Humano – SALTA-Z, para comunidade ribeirinha no Município de Abaetetuba/PA.

O Municiência faz parte do Projeto UniverCidades, executado pela CNM com finaciamento da União Europeia. É uma ação pioneira da CNM destinada a gestores municipais, com o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas pelos prefeitos nas cinco regiões do Brasil. Essas práticas, para serem inovadoras, devem ser inéditas nos Municípios ou apresentar novas estratégias de forma a contribuir significativamente para a melhoria da gestão municipal. Além do reconhecimento, as cinco iniciativas vencedoras serão sistematizadas para reaplicação por outros Municípios e apresentadas em seminários internacionais e nacionais no ano de 2018.

 

Fonte original: http://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/divulgada-lista-dos-finalistas-do-premio-municiencia-votacao-aberta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *