anfis

ANFIP e Fenafisco lançam manifesto da Reforma Tributária Solidária

ANFIP e a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) lançam no próximo dia 25, às 17 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o manifesto do movimento Reforma Tributária Solidária, que concretiza o andamento de um trabalho feito desde agosto do ano passado com um grupo de aproximadamente quarenta especialistas, coordenados pelo professor de Economia da Unicamp Eduardo Fagnani.

O manifesto reúne os pontos fundamentais para uma verdadeira transformação no modelo tributário brasileiro, permitindo que a participação social no financiamento do Estado aconteça de forma equânime. A progressividade do sistema, desonerando o consumo e tributando de forma direta a renda, a propriedade e a riqueza, é um dos pontos estudados pelo grupo.

Na ocasião no início dos trabalhos, Fagnani explicou que a iniciativa é um projeto de país. “É possível que nosso trabalho influencie não só a conjuntura de reforma em curso, como os candidatos às eleições que acontecerão em 2018. Podemos fazer isso concretamente”, disse na oportunidade.

Além da ANFIP, Fenafisco e Unicamp, integram o grupo representantes da  Fenafim (Federação Nacional do Fisco Municipal), IJF (Instituto de Justiça Fiscal), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo, Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), Cofecon (Conselho Federal de Economia), Secretaria Estadual de Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz/RS) e  Conselho dos Secretários Estaduais de Fazenda (Consefaz). Pela ANFIP participam dos estudos os vice-presidentes Décio Bruno Lopes (Assuntos da Seguridade Social) e Cesar Roxo Machado (Estudos e Assuntos Tributários).

 

Fonte original: https://www.anfip.org.br/noticia.php?id_noticia=23159

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *